Quais vacinas os adultos devem tomar?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

A vacinação na vida adulta é necessária? A resposta é sim: adultos precisam fazer vacina!

Mesmo depois dos 20 anos, você precisa estar atento ao seu cartão de vacinas, pois a vacinação na vida adulta é necessária para proteger-se contra várias doenças.

Você sabe onde está o seu cartão de vacinação?

As vacinas são essenciais, não apenas para a sua própria saúde, mas também para evitar a transmissão de doenças, principalmente aos grupos de risco – crianças, gestantes e idosos.

Quais as vacinas da vida adulta?

Hepatite B – se você não tomou na infância ou nunca teve a doença, você precisa tomar três doses da vacina na fase adulta. A segunda dose é aplicada um mês após a primeira e a terceira, seis meses depois da segunda.

Dupla adulto (DT) – essa vacina protege contra a difteria e o tétano. Também são três doses. A segunda dois meses após a primeira e a terceira deve ser aplicada quatro meses após a segunda. Mas tem mais: a cada dez anos, você precisa de mais uma dose.

Tríplice viral (SRC) – ministrada em dose única, essa vacina protege contra sarampo, rubéola e caxumba. Entretanto, fique atento: ela é contraindicada a gestantes, pois pode prejudicar o feto, e a pessoas com baixa imunidade.

Febre Amarela – essa vacina é essencial, pois protege de uma doença de notificação compulsória e de certificação internacional. A vacinação adulta contra a febre amarela é contraindicada a gestantes e lactantes.

Já acabou a lista de vacinas para adultos, né?

Nada disso! Se você se encaixa no grupo que precisa ser imunizado contra o HPV, é outra vacina que deve tomar. Você pode conferir aqui!

E a vacina contra a gripe? Pois é! Apesar de obrigatória apenas para grupos de risco, é muito importante que a população adulta faça a imunização uma vez ao ano.

Mas lembre-se: a vacina contra a gripe, ou influenza, pode causar alguns efeitos colaterais, ainda assim, eles são bem menos agressivos que a doença.

Perdi o meu cartão de vacinação! O que fazer?

Faça vacina!

É sério! Se você não souber quais vacinas já tomou, é melhor considerar que não foi imunizado. Fique tranquila, a repetição de doses não é nociva, mas é muito importante manter o controle de vacinas na vida adulta.

Agora você já sabe como prevenir-se contra diversas doenças a partir do avanço da medicina, mas você pode ir além.

A prevenção de tantas outras doenças vai além da vacinação na fase adulta. Você pode ler aqui sobre os benefício da boa alimentação para a longevidade.

Já procurou o seu cartão de vacinas? Não deixe para depois e também não esqueça de compartilhar essas informações sobre a vacinação na vida adulta com seus amigos e familiares.

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente!

Até a próxima,

síndrome de burnout como identificar os sintomas

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil