Como manter a saúde mental: tratamento deve focar na causa, não somente no sintoma

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

Quase um bilhão de pessoas conviveram com desordens psicológicas em 2022, segundo dados da OMS. Além disso, a cada 100 mortes, uma é causada por suicídio e, dentre estes, 58% ocorreu entre pessoas com menos de 50 anos. 

Em países de alta renda, o tratamento adequado para a depressão, por exemplo, abrange apenas 23% da população – porcentagem essa que cai para 3% nos países de baixa renda.

Para onde essas informações apontam? Apesar de a saúde mental ter despontado como uma pauta mais frequente nos últimos anos, temos números alarmantes indicando que as desordens psicológicas não estão sendo tratadas como deveriam.

Se por um lado ainda há o estigma de que a importância da saúde mental não é completamente vista com bons olhos, também precisamos lidar ainda com os equívocos de suas formas de tratamento, tão focados nos seus sintomas a ponto de esquecer que são as causas que precisamos, acima de tudo, combater. 

O que acontece quando focamos apenas nos sintomas de deterioração da saúde mental?

É complexo, eu sei. Quando a saúde mental não está em dia, as consequências se apresentam por todos os lados. Além dos sentimentos de ansiedade e tristeza constantes e intensos, amplamente conhecidos, também temos sintomas menos conhecidos, como apatia, dificuldade de concentração e alterações no sono e na alimentação.

Por outro lado, desordens psicológicas normalmente resultam em problemas maiores, como dificuldade para manter relacionamentos saudáveis e perda de prazer em atividades que antes traziam felicidade

Novamente, eu lembro que estes são sintomas – sinais de alerta de que algo não vai bem conosco. Quando nos atemos a isso, em vez de procurarmos a raiz dos problemas, estamos apostando em soluções paliativas. 

Dessa forma, talvez elas aliviem temporariamente algum mal estar ou nos garantam uma boa semana. Porém, a longo prazo, a desordem continuará presente e vai, sim, voltar a roubar nossa qualidade de vida.

Como é o tratamento das desordens psicológicas?

Primeiramente, você precisa saber que há vários tipos de desordens psicológicas e que cada uma delas deve ser identificada e tratada de forma específica. E tem mais: cuidar da saúde mental não é uma tarefa só para quem já tem um problema, mas também uma forma de preveni-los. 

O primeiro passo de um tratamento adequado acontece quando a pessoa reconhece que precisa de ajuda – por isso é tão necessário reforçarmos quais são os sintomas e causas possíveis para cada desordem. Nessa etapa, uma rede de apoio é importante para ajudar o paciente a se sentir confortável para buscar um profissional e assegurar esta pessoa de que a saúde mental é tão importante quanto a física.

O tratamento, então, pode vir de métodos como psicoterapia, técnicas de terapia comportamental, medicação (se necessário) e tudo o mais que o profissional especializado julgar como adequado para cada caso.

Como a Medicina Integrativa pode te ajudar a manter a saúde mental?

Como eu mencionei anteriormente, manter a saúde mental não deve significar a busca por um profissional apenas quando estamos mal. Lembra dos números do começo desse artigo, de como eles apontavam para uma realidade triste e que necessita urgentemente de atenção? Eu acredito que nós temos o poder de evitar entrar para essas estatísticas.

A Medicina Integrativa atua sob esse princípio. Nela, o paciente não é passivo: ele é o protagonista de sua própria saúde – física e mental. Estando nessa posição, com o auxílio de um profissional da área, se exploram hábitos, genética, pensamentos, rotinas e fatores externos a fim de extrair dessa pessoa o seu melhor. É, basicamente, uma jornada de transformação do estilo de vida.

No futuro, mais do que apenas não ter doenças, sejam elas do corpo ou da mente, também se aproveita de uma vida com mais vitalidade, energia, felicidade e disposição. E quem não deseja se sentir assim com mais frequência, não é?

Se você não sabe por onde começar, eu posso te ajudar: através de um estilo de vida equilibrado e de uma jornada da qual você é o protagonista do seu bem-estar, construímos uma base sólida para te manter protegido da melancolia, da falta de energia, do desânimo e da imunidade baixa. 

Para saber mais, entre em contato com a Casa Crescer!

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil