Nosso corpo é um espelho de nossas atitudes, nossos hábitos, nossas emoções e nossos pensamentos. Assim, se esses fatores não vão bem, os impactos negativos são generalizados – afinal, somos inteiramente conectados, do físico ao psicológico. O envelhecimento precoce é uma dessas consequências.
E este não se trata apenas do envelhecimento acelerado da pele, mas de uma defasagem geral do nosso corpo, que nos afeta de diversas formas.
O que é o envelhecimento precoce?
O envelhecimento precoce é o desgaste acelerado (em relação ao ritmo natural) do nosso corpo, causado por fatores externos (como exposição descuidada ao sol e à poluição) e internos (estilo de vida e genética).
Esse processo é mais facilmente percebido através da pele. Isto é, com certeza é muito mais fácil notar um sintoma tão visível quanto o aparecimento de manchas e de linhas de expressão antes da hora – para isso, precisa-se apenas de um espelho.
No entanto, o corpo todo emite sinais de alerta para esse problema:
- Dores nas costas que nunca passam;
- Flexibilidade que já não é mais a mesma;
- Deterioração da visão;
- Energia sempre baixa;
- Cansaço que vem fácil;
- Saúde cada vez mais frágil.
Lembra do meu comentário no início desse artigo sobre estarmos interligados? Pois é, esta lista mostra sintomas do envelhecimento precoce. Quais seriam, então, as suas causas?
Quais hábitos aceleram o envelhecimento precoce?
Somos feitos de hábitos. A ciência, inclusive, vem mostrando há muito tempo como nosso estilo de vida pode alterar as células do corpo. Beber pouca água e não proteger a pele contra o sol certamente são fatores que você já conhece. Agora, porém, eu quero te mostrar alguns que são menos comentados.
O envelhecimento precoce, então, pode ter suas raízes nesses costumes:
1 – Dormir mal
O sono é o principal pilar da saúde, seja ela mental ou física. Se este não cumpre a sua função reparadora, também não ativa neurotransmissores muito importantes para que possamos nos alimentar bem, controlar o estresse, nos sentirmos descansados e até para que a temperatura de nosso corpo permaneça regulada.
2 – Passar muito tempo com o celular
É verdade que o vício em telas aumenta nossos níveis de estresse e compromete nosso sono, nossa alimentação e nossas relações sociais.
Porém, a relação entre celulares e envelhecimento precoce é ainda mais profunda: a luz emitida dessas telas pode alterar o DNA da pele. Por consequência, afeta a sua elasticidade, facilita o aparecimento de manchas e acentua melasmas, por exemplo.
3 – Não fazer exercícios físicos
Praticar exercícios não somente firma a pele, como também fortalece o corpo e reduz o estresse. Por consequência, por conta do sedentarismo, tendemos a dormir mal, preferir alimentos não-saudáveis e não ter uma boa imunidade. Em outras palavras, aspectos cruciais que causam o envelhecimento precoce do organismo.
4 – Não saber como lidar com as próprias emoções
Negligenciar a saúde mental nos leva a enfrentar muitos fatores que causam o envelhecimento precoce: estresse, ansiedade, depressão… Como consequência, percebemos mais manchas na pele, por exemplo, ou menos disposição para viver. Em outras palavras, acontece dentro de nós um efeito dominó no qual apenas uma face de nosso organismo afetam muitas outras áreas também.
Como começar a prevenir o envelhecimento precoce hoje mesmo?
Eu tenho um desafio para você: que tal tentar adaptar alguns desses hábitos saudáveis na sua rotina hoje mesmo, para começar a frear os efeitos do envelhecimento precoce:
- Passar menos no tempo no celular, especialmente antes de dormir;
- Tomar sol por pelo menos 15 minutos,
- Se exercitar mais e se movimentar mais e regularmente;
- Beber mais água;
- Não tomar remédios para dormir, nem negligenciar seu sono;
- Consumir menos sal, açúcar e industrializados;
- Passar mais tempo de qualidade com as pessoas que você ama – um método saudável de reduzir o estresse.
Todo começo é válido, por isso, sinta-se livre para tentar adotar esses hábitos de acordo com a sua rotina, respeitando o seu tempo. Eu te garanto: os benefícios vão começar a aparecer muito logo.
A Casa Crescer te ajuda a combater o envelhecimento precoce
O envelhecimento precoce pode ser perfeitamente freado se você se empenhar em prol de um estilo de vida mais saudável. Essa jornada, aliás, é muito mais fácil e efetiva com ajuda profissional – assim, mais do que tratar sintomas, é possível agir na causa.
Por isso, se você quiser conversar sobre o assunto, ou começar a mudar a sua vida e a sua saúde, sinta-se à vontade para chamar a Casa para conversar – nossas portas estão sempre abertas para você.