Os maiores benefícios do parto normal para o bebê

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

Comprovado cientificamente, o parto normal pode trazer benefícios imunológicos e respiratórios ao bebê. Estes são alguns pontos que normalmente as pessoas não pensam na hora de considerarem o parto normal, muitas vezes por não terem acesso à essas informações. Por isso, no post de hoje falaremos sobre os maiores benefícios do parto normal para o bebê! Vamos lá?

Benefícios do parto normal para o bebê

Respiratórios

Primeiramente, este tipo de parto acontece no “momento certo”, quando o bebê está completamente formado, maduro e pronto para nascer. Isso reduz as chances de complicações e internações na UTI neonatal.

Inclusive, é uma substância presente no pulmão no bebê que envia sinais para o corpo da mãe que é hora do trabalho de parto iniciar. Com isso, o organismo da mãe produz mais hormônios, como a ocitocina, que vai facilitar as contrações, e o cortisol, que regula os níveis de estresse. Quando o bebê desloca-se pelo canal vaginal, o tórax é comprimido, o que auxilia na saída do líquido amniótico, e reduz a  ocorrência de problemas respiratórios.

CLIQUE E VEJA: Aleitamento materno: Mitos e verdades sobre o alimento mais completo do mundo

Micróbios benéficos

Ainda dentro do útero, o feto recebe, via placenta, alguns micro-organismos necessários. E no ato do nascimento, esse recebimento se torna ainda mais completo.

Acontece que o passar pelo canal vaginal, o bebê entra em contato com bactérias e fungos ali presentes. Este contato auxilia para que haja um desenvolvimento saudável, pois eles ajudam a colonizar o intestino do pequeno, que a partir daí desenvolverá sua própria microbiota.

O contato com esses micro-organismos auxilia na maturação do sistema imunológico, preparando o bebê contra agentes externos.

Momento de carinho e afeto

Cada parto é um momento único, que deve ser especial para cada família. A ligação entre mãe e bebê já se inicia nos primeiros minutos. No parto normal, o contato mais pele na pele é mais facilitado e pode acontecer imediatamente após o nascimento.

Além do mais, dessa forma a mãe tem uma recuperação muito mais rápida, e o pequeno nasce com menos riscos de precisar ficar na UTI neonatal, além de ter maiores chances de uma infância saudável.

Veja também: Como turbinar a inteligência do seu bebê

O parto normal é até hoje o meio mais saudável de um bebê vir ao mundo. Hoje, a cesárea representa mais da metade do número de partos no Brasil, o que é preocupante. O parto com cesárea é um instrumento que já salvou muitas vidas, e deve ser utilizado como recurso quando o momento certo do nascimento chegar e, por algum motivo, o parto normal for inviável.

Este e outros assuntos à respeito da saúde da mãe e do bebê você encontra nas redes sociais da Casa Crescer. Nossa equipe conta com profissionais qualificados e um ambiente propício para melhor atender sua família. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Casa Crescer - Casa Crescer

 

 

 

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil