Você sabe quando procurar um ortopedista?

Compartilhe:

Você já parou para pensar o que faz um ortopedista? Muitas pessoas, ao ouvirem o termo ortopedista, não sabem bem o que significa essa palavra ou o que faz um profissional dessa área. Contudo, estas mesmas pessoas, e você provavelmente também,  já tiveram alguma dor nas costas ou nas juntas por exemplo. Ou seja, precisaram de um médico ortopedista sem mesmo saber exatamente o que ele fazia. Por esse motivo, no post de hoje falaremos sobre o profissional ortopedista com foco em dor! Vamos lá?

O que faz um ortopedista?

A ortopedia é uma especialidade médica que cuida dos traumatismos do aparelho musculoesquelético, ela engloba todas as estruturas que estão relacionadas com a locomoção humana. O médico ortopedista cuida de lesões nos ossos, tendões, coluna, bacia, membros inferiores e superiores. Ou seja, caso você esteja com algum problema nos punhos, dedos, joelhos, costas por exemplo, você pode estar precisando de um ortopedista! A seguir algumas das condições que um ortopedista costuma tratar:

  • problemas de crescimento;
  • dedo em gatilho;
  • lombalgia;
  • hérnia de disco;
  • síndrome do canal cárpico;
  • tendinite;
  • artrose;
  • bursite;
  • dedo em botoeira,
  • lesões dos meniscos;
  • ruptura de ligamentos;
  • fratura do colo femoral;
  • entorses;
  • joanete;
  • dedo em garra;
  • pé diabético;
  • fasceíte plantar.

CLIQUE E VEJA: Vídeo – O que é e como tratar a SÍNDROME do TÚNEL do CARPO

Ortopedista com foco na dor

O ortopedista trabalha muito com a questão da dor em seus pacientes. O profissional com foco em dor irá fazer uma análise dos aspectos físicos e do histórico clínico, e caso precise, pode pedir exames de imagem para melhor visualização do problema, como a radiografia, tomografia ou ressonância magnética. Depois de analisar os resultados dos exames, o médico apresentará o tratamento indicado, que pode conter anti-inflamatórios, analgésicos, fisioterapia, exercícios para reforço da musculatura, pilates, reeducação postural, quiropraxia, reequilíbrio da coluna ou até cirurgia.

Além disso, dependendo do diagnóstico, ele poderá lhe encaminhar para outros profissionais especialistas, como o reumatologista para o tratamento de inflamação, fisiatra, para reabilitação dos movimentos, neurologista, para compressão nervosa ou até um neurocirurgião especializado em coluna, se esta for indicada, porém a cirurgia é utilizada apenas como último recurso. O ortopedista também poderá realizar cirurgias, caso possua essa especialidade.

Quando houver persistência da dor após o tratamento, ou então a piora, com sintomas de perda de força, sensibilidade, dormência, pode ser o momento de considerar a cirurgia.

Veja também: Cirurgia na mão, o que é e quando fazer?

Como escolher um médico ortopedista?

Nós recomendamos que você escolha o médico baseado na confiança. O ideal é que seja um especialista bem preparado, que te transmita segurança, desperte simpatia e ofereça um atendimento de qualidade. Além disso, indicamos que você procure por um médico que tenha foco no seu problema, além de ter experiência neste tipo de tratamento.

 

A Casa Crescer conta com uma equipe de profissionais qualificados e capacitados para lhe atender com toda excelência que você merece! Tudo isso alinhado à um ambiente convidativo e aconchegante. Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Casa Crescer - Casa Crescer

 

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

bebe fofo
Todos

O bebê chegou, e agora? – Um guia sobre a vida pós-parto

Se a gestação é como uma viagem, o pós-parto é uma espécie de destino. Ou uma conexão mais longa, que levará mãe, pai e cuidadores para um novo lugar: a vida familiar. Esta jornada – a maternidade e a paternidade – é uma aventura e tanto, eu sei. Para te guiar ao longo dela, trouxe, neste artigo, algumas dicas para te ajudar neste caminho.

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil