O que é fisiatria?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

A fisiatria é uma especialidade médica, que atua num vasto campo de atividades. Dentre elas, doenças que podem resultar em algum tipo de incapacidade, perda de alguma habilidade ou alguma limitação física do paciente. E por se tratar de uma especialidade com vasta atuação, ainda gera muitas dúvidas entre as pessoas. Veja neste post o que é fisiatria e como atua um profissional fisiatra.

O que é fisiatria?

A fisiatria teve um grande desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial, onde muito soldados, ao retornarem da guerra, apresentavam alguma incapacidade. A partir das pessoas que tinham por exemplo amputação de membros, lesão de medula, lesão encefálica, foi que se chegou a pergunta: O que se pode fazer para atuar de forma a minimizar essas dificuldades?

Essa especialidade é um ramo da medicina com ênfase na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças com relação aos músculos, nervos, articulações e ossos que podem resultar em lesões permanentes ou temporárias. Além disso, a fisiatria presta cuidados integrais no tratamento de doenças relacionadas com o cérebro, articulações, ossos, músculos, pulmões, coração, etc. Abrangendo desde traumatismos cerebrais até dores na coluna.

Mas o que faz um fisiatra?

Como o próprio nome já diz, o médico fisiatra é o médico da função. O objetivo desta especialidade é reconhecer todas as situações de desvantagem e de dificuldades, e intervir com conhecimento científico, para tornar essa função mais efetiva.

Veja também: Você sabe quando procurar um ortopedista?

O fisiatra atua na recuperação de grandes incapacidades, como é o caso de lesões neurológicas ou amputações. Além disso, também atua em pequenas incapacidades, como no caso de, por algum motivo, o paciente possuir uma função diminuída. Por exemplo uma tendinite de punho, causada pela rotina de trabalho e movimentos repetitivos.

Então, o papel do fisiatra é diagnosticar a causa dessa incapacidade, conhecer as formas de intervir e posteriormente avaliar, se os objetivos foram alcançados.

É muito pouco provável que o fisiatra consiga ter essa atuação de forma isolada. Especialmente na reabilitação de pessoas com grandes incapacidades, a atuação de uma equipe interdisciplinar é fundamental, onde cada um, atuando na sua área, vai maximar a função daquela pessoa. E através dessa atuação conjunta consegue-se um resultado realmente eficaz.

A Casa Crescer conta com uma profissional especializada em fisiatria, além de uma equipe de profissionais preparados para fazer do seu atendimento o mais completo possível. Entre em contato conosco e agende sua consulta.

Casa Crescer - Casa Crescer

 

 

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil