Sinais que o corpo mostra: quais os sintomas do câncer de mama

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

Um nódulo ou massa mamária é apenas um dos possíveis sintomas do câncer de mama. O câncer pode causar várias alterações adicionais na pele e ao redor da mama. 

 

Em alguns casos, o câncer de mama pode não causar sintomas, mas o médico identificará uma massa em uma mamografia. O rastreamento do câncer de mama, conforme recomendado por um médico, pode ajudar a detectar essa condição em seu estágio mais inicial e tratável.

 

Confira a seguir alguns dos sinais e sintomas potenciais do câncer de mama que podem ocorrer sem um nódulo perceptível.

 

Mudanças na textura da pele

O câncer de mama pode causar alterações e inflamação nas células da pele, o que pode levar a alterações na textura. Exemplos dessas mudanças de textura incluem:

 

  • Pele escamosa ao redor do mamilo e aréola
  • Sensação de pele queimada de sol ou extremamente seca
  • Espessamento da pele em qualquer parte da mama

 

Essas alterações também podem causar coceira, que as pessoas costumam associar ao câncer de mama, embora não seja comum. Estas alterações cutâneas podem ser sintomáticas de um tipo raro de cancro da mama denominado doença de Paget.

 

As alterações de textura também podem ocorrer como resultado de doenças benignas da pele, incluindo dermatite e eczema.

 

LEIA TAMBÉM>>> 5 coisas que é recomendado que gestantes não façam

 

Secreção mamilar

Uma pessoa pode observar secreção do mamilo, que pode ser fino ou espesso e pode variar em cor de claro a leitoso para amarelo, verde ou vermelho.

 

É normal que as mulheres que estão amamentando tenham secreção leitosa dos mamilos, mas é aconselhável consultar um médico sobre qualquer outra secreção mamilar.

 

Ondulação

Covinhas na pele às vezes podem ser um sinal de câncer de mama inflamatório, um tipo agressivo de câncer de mama. As células cancerosas podem causar um acúmulo de fluido linfático na mama, o que leva ao inchaço e também a ondulações na pele. É essencial que quem notar covinhas na pele converse com um médico.

 

Mudanças nos linfonodos

Os gânglios linfáticos são coleções pequenas e arredondadas de tecido do sistema imunológico que filtram o fluido e capturam células potencialmente prejudiciais. Isso inclui bactérias, vírus e células cancerosas.

 

Se uma célula cancerosa deixa a mama, o primeiro lugar para onde vai é a região dos linfonodos nas axilas, no mesmo lado da mama afetada. Isso pode causar inchaço nessa área.

 

Além dos gânglios linfáticos inchados na axila, uma pessoa pode notá-los ao redor da clavícula. Eles geralmente parecem nódulos pequenos, firmes e inchados e podem ser sensíveis ao toque.

 

Dor na mama ou mamilo

O câncer de mama pode causar alterações nas células da pele que levam a sensações de dor, sensibilidade e desconforto na mama. Embora o câncer de mama geralmente seja indolor, é importante não ignorar nenhum sinal ou sintomas de câncer de mama.

 

LEIA TAMBÉM>>> Aleitamento materno: mitos e verdades sobre o alimento mais completo do mundo

 

Retração ou inversão do mamilo

O câncer de mama pode causar alterações nas células atrás do mamilo. Essas alterações podem resultar na inversão do mamilo e reversão para dentro da mama, ou pode parecer diferente em termos de tamanho.

 

A aparência dos mamilos pode frequentemente se alterar durante a ovulação ou outras partes do ciclo menstrual, mas as pessoas devem consultar um médico sobre qualquer nova alteração nos mamilos.

 

Inchaço

Outro dos sintomas do câncer de mama é o inchaço. Pode não haver um caroço distinto após esse inchaço, mas a mama pode ser diferente em tamanho do outro seio.

 

Embora seja possível que as pessoas tenham seios ligeiramente diferentes em todos os momentos, esse inchaço causaria uma mudança em relação ao tamanho normal dos seios.

 

Busque atendimento se tiver sintomas do câncer de mama

Todos esses sintomas também podem ter uma causa subjacente não cancerosa. No entanto, as pessoas com esses sintomas devem falar com seu médico caso sejam necessários exames para verificar se há condições cancerígenas.

 

As pessoas não devem entrar em pânico ao notar alterações nos seios. O envelhecimento, as alterações nos níveis hormonais e outros fatores podem levar a mudanças nos seios ao longo da vida.

 

No entanto, as pessoas devem ser pró-ativas em relação à saúde e consultar um médico para determinar a causa de quaisquer sintomas mamários. Caso precise de atendimento, entre em contato com a Casa Crescer!

 

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Baixe seu health planner

E planeje sua saúde mês a mês: mais organização, menos gastos, muito mais qualidade de vida.

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil