A gravidez é um período de constantes alterações e novidades na vida da mulher. E a futura mamãe deve ficar atenta à algumas restrições! Veja neste post 5 coisas que as gestantes NÃO podem fazer:
5 coisas que as gestantes não podem fazer
1. As gestantes não podem deixar que a temperatura do seu corpo aumente
Isso mesmo, principalmente durante os três primeiros meses, você deve evitar ambientes que possam aumentar sua temperatura corporal. Evite ambientes com temperaturas superiores a 30°C, isso porque o aumento excessivo da temperatura corporal pode prejudicar o desenvolvimento do feto. Ou seja, você vai ter que deixar de lado coisas como o ofurô, hidromassagem ou saunas.
2. Não entrar em contato com tintas
Esses materiais podem possuir chumbo, zinco e alumínio, substâncias que devem ser evitadas pelas gestantes. Portanto, nada de pintar paredes ou ficar por perto de quem está pintando! A tinta de acrílico, à base de látex, é segura, mas só se estiver em ambiente arejado. Já a tinta à óleo ou esmalte, são mais perigosas pois podem aumentar o risco de provocar um aborto espontâneo, o bebê nascer com problemas físicos congênitos, ou ainda apresentar dificuldades de aprendizagem.
3. Não usar inseticidas
Segundo uma pesquisa espanhola, a exposição à substâncias presentes nos inseticidas pode prejudicar o crescimento fetal e provocar distúrbios neurológicos. Dito isso, caso precise, opte por inseticidas mais naturais e peça para outra pessoa aplicar o produto na casa. Evite também usar o inseticida de tomada, líquido ou pastinha, principalmente durante os três primeiros meses.
CLIQUE E VEJA: Os maiores benefícios do parto normal para o bebê
4. Não consumir álcool
Consumir álcool durante a gravidez é perigoso. Isso porque pode afetar o crescimento do feto, principalmente os fetos do sexo feminino. Alguns médicos podem liberar uma pequena taça em momentos especiais, mas você deve verificar com ele qual é a recomendação.
5. Cuidar com a cafeína
A cafeína é um estimulante que aumenta o seu ritmo cardíaco, e o metabolismo, e com isso afeta a forma como o bebê se sente. Encontrada em cafés, chás, alguns refrigerantes, chocolates e medicamentos, pode aumentar as chances de ter um aborto espontâneo e do bebê nascer com baixo peso. Pergunte sempre ao seu médico sobre as indicações quanto ao consumo de cafeína!
Veja também: Aleitamento materno, mitos e verdades
Gostaram? Esperamos que este post lhe ajude a ter um período de gestação ainda mais seguro e saudável. Lembrando que você deve sempre consultar o seu médico, só ele saberá o que é melhor para você.
A Casa Crescer conta com profissionais qualificados e preparados para melhor atender você! Entre em contato conosco e agende sua consulta.