Por que levar as crianças desde cedo no oftalmologista?

20 de junho de 2020 Por Casa Crescer

É muito comum que o cuidado com a saúde dos olhos inicie apenas quando surge algum problema. No entanto, é muito importante que o acompanhamento com oftalmologista comece cedo.

Confira os motivos para levar as crianças no oftalmologista desde cedo!

Quando devem iniciar as consultas ao oftalmologista?

A indicação é que a primeira consulta ao oftalmologista ocorra antes da idade escolar ou em caso de alteração no teste do olhinho, que é feito nos bebês.

Esse exame também é conhecido como teste do reflexo vermelho e pode detectar doenças congênitas, tumores, catarata, glaucoma e outras doenças.

A preocupação com a visão deve começar ainda na infância, pois podem surgir patologias oculares durante essa fase.

Por que levar as crianças no oftalmologista?

Para ajudar a entender a importância de cuidar da saúde visual dos seus filhos desde cedo, separamos alguns motivos para você:

Erros de refração
Os erros de refração da luz podem causar astigmatismo, miopia e hipermetropia e podem aparecer nos primeiros anos de vida.

Você deve ficar atento a dores de cabeça e nos olhos, dificuldade em enxergar e estrabismo. Caso apresente algum desses sintomas, agende uma consulta com um oftalmologista.

Alfabetização
Como falei anteriormente, a indicação é que a primeira visita ao especialista seja antes da idade escolar.

Isso porque os erros de refração podem afetar a alfabetização e aprendizagem. Portanto, diante de qualquer sinal de dificuldade em enxergar, leve seu filho ou filha ao médico.

Cuidados com a saúde

Muitos problemas de visão, bem como outras doenças, podem ser tratados a partir do diagnóstico precoce.

Levar as crianças ao oftalmologista pode auxiliar a despertar a atenção delas com sua própria saúde, o que irá melhorar a sua qualidade de vida.

Convívio social

Outro motivo para você levar as crianças ao oftalmologista é o convívio social.

Mas por quê?

Parte do aprendizado ocorre a partir da visão, da forma que assimilamos as formas e as cores do mundo exterior.

No entanto, uma criança com dificuldades para enxergar pode sofrer com outros problemas, além da visão. Entre eles, a falta de concentração e de interesse na escola, retardamento da desenvoltura e da coordenação motora, entre outros.

 

Entendeu a importância de levar as crianças ao oftalmologista? Clique aqui para agendar a primeira consulta do seu filho!

 

Quer saber mais sobre nosso trabalho voltado à saúde integral da família? Siga acompanhando a Casa Crescer ou entre em contato com a gente.

síndrome de burnout como identificar os sintomas