Como vacinar bebês e crianças com segurança em tempos de Covid-19

13 de junho de 2020 Por Casa Crescer

Manter as vacinas em dia é essencial em qualquer circunstância, mas diante de uma pandemia, é normal que surja a dúvida: como vacinar bebês e crianças com segurança em tempos de Covid-19?

Primeiro, é preciso estar ciente que manter a carteira de vacinação atualizada é importante para evitar surtos de doenças imunopreviníveis.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a descontinuidade da vacinação pode ocasionar no aumento de pessoas suscetíveis a doenças e surtos que são evitáveis por meio de vacinas.

Além disso, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) alerta para a possibilidade do crescimento da mortalidade de bebês e outros grupos de risco e sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre a importância de manter a vacinação em dia.

Mas como vacinar bebês e crianças com segurança em tempos de Covid-19?

Pensando na segurança da população e visando não prejudicar o calendário de imunização, a SBIm formatou uma série de regras a serem seguidas. Confira:

  • As campanhas e rotinas de vacinação devem obedecer ao distanciamento social e todas as medidas preventivas para a COVID-19.Ou seja, deve-se evitar aglomerações, bem como o contato de pessoas doentes e saudáveis, além de reforçar as práticas de higiene.
  • Oferecer horários diferenciados para vacinação de rotina
  • Disponibilizar vacinação domiciliar de bebês, crianças e grupo de risco
  • Otimizar o calendário de vacinas
  • Orientar a população que não busque vacinação em caso de sintomas respiratórios ou febre
  • Caso apresentar sintomas, é necessário respeitar os 14 dias de isolamento antes de buscar o serviço de vacinação

O que fazer se meu bebê ou criança tiver sintomas de Covid-19?

Apesar dos poucos casos de Covid-19 entre crianças até agora, é importante manter cuidados básicos, como as boas práticas de higiene e a manutenção das vacinas atualizadas.

Em caso de agravamento de algum sintoma, evite contato com outras pessoas e busque atendimento médico o quanto antes, sem esquecer do uso de máscara.

Precisa atualizar o cartão de vacinação do seu filho? Clique aqui para vacinar bebês e crianças com segurança!

Quer saber mais sobre nosso trabalho voltado à saúde integral da família? Siga acompanhando a Casa Crescer ou entre em contato com a gente.

síndrome de burnout como identificar os sintomas