Semana Mundial da Amamentação 2019
Nós, da Casa Crescer, organizamos atividades para promover reflexão, conhecimento e apoio à amamentação.
Durante as atividades, que poderão ser acompanhadas pelos canais da internet da Casa Crescer, também organizamos um encontro presencial. A Roda de Conversa “Oficina de Aleitamento e a Importância da Rede de Apoio” acontecerá em 07/08/2019, às 14 horas com a coordenação de Dra.Renata Scatena (Pediatra) e Rosane Teixeira(Psicóloga).
O tema central para a Semana Mundial da Amamentação 2019, tem como objetivo enfatizar a importância da abordagem inclusiva, que contemple pais, parceiros, famílias, local de trabalho e comunidade, fundamental para criar um ambiente propício, construindo redes de apoio que colaborem com as mães durante a gestação, parto, puerpério e amamentação.
Em função do tema escolhido, venho aqui propor uma reflexão: o que significa rede de apoio? E durante o período da gravidez, parto, pós-parto e amamentação?
Em Saúde Mental, entendemos que construção de rede simboliza que, através de vários “nós”, criamos sustentação e amparo para o fortalecimento emocional e crescimento pessoal.
A construção de Rede de Apoio é muito importante para todos nós, que somos seres sociais. O isolamento pode ser sintoma importante de depressão e combatê-lo deve ser prioridade na busca por qualidade de vida e equilíbrio emocional.
Durante a gravidez, parto, pós-parto e amamentação a mulher vivencia um intenso florescer de sentimentos femininos, muitas vezes difíceis de serem descritos e compreendidos. É neste período, para tornar a vivência materna mais fácil e saudável, que devemos construir Redes de Apoio e buscar grupos de pais/famílias, que funcionam como espaços de pertencimento, onde se estabeleçam trocas entre “iguais”, pois a descoberta que não estamos sozinhos e que podemos compartilhar experiências e preocupações semelhantes nos fortalece emocionalmente.
Texto escrito por: ROSANE TEIXEIRA – PSICÓLOGA CRP 024146