Semana Mundial de Aleitamento Materno: confira as atividades da Casa Crescer 

Clínica especializada no atendimento infantil multidisciplinar promove eventos que reforçam a necessidade da amamentação para o desenvolvimento da criança
 

A Semana Mundial do Aleitamento Materno, de 1 a 7 de agosto, é um marco importante no calendário anual de eventos da pediatria. Foi criada, na década de 90, para mostrar a sociedade a importância do leite materno na sobrevivência do bebê e no desenvolvimento futuro da criança.   De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 800 mil vidas seriam salvas anualmente se toda criança fosse amamentada desde o nascimento até os 2 anos. No Brasil, somente 38,8% das crianças se alimentam exclusivamente do leite materno nos primeiros 5 meses de vida, taxa considerada abaixo do idade. A Casa Crescer realizará atividades com o objetivo de informar, apoiar e incentivar essa nobre causa. 

 

Segundo a a pediatra Renata Scatenna, especialista em imunização e responsável pela Casa Crescer é comprovado cientificamente que o leite materno é o melhor alimento para o crescimento e desenvolvimento saudável do ser humano nos primeiros 6 meses de vida e que a prática do aleitamento desenvolve de forma eficaz a percepção das sensações de fome e saciedade, o que implica em menor chance de transtorno alimentar futuro, além de inúmeros outros benefícios. “O Colostro (“leite dos primeiros dias” pós-parto) contém muita proteína ,sendo parte destas anticorpos (Imunoglobulinas) que protegem o bebê. Por este motivo, o colostro também é chamado de 1ª vacina. Já foi demonstrado que cada mãe produz um leite especial de acordo com as necessidades de seu bebê”. 

 

A médica destaca ainda que a criança quando amamentada adoece menos e fica mais protegida contra eventos diarreicos, infecções respiratórias, alergias, entre outros. De modo geral, observa-se redução da mortalidade infantil ( nas crianças que recebem leite materno). A longo prazo, a prevalência de certas patologias como a aterosclerose, obesidade , hipertensão arterial e diabetes é menor nas crianças amamentadas. “O ato de amamentar é uma oportunidade ímpar de intimidade, de troca de afeto gerando sentimento de segurança e proteção na criança e de autoconfiança e realização na mulher”, ressalta a doutora Renata. 

 

As atividades da Semana do Aleitamento Materno na Casa Crescer serão conduzidas pelos profissionais que atuam no atendimento multidisciplinar da clínica, uma proposta inovadora que permite um acompanhamento da criança em suas diferentes fases e por diferentes especialistas. Quem quiser participar das atividades (precisa fazer o que?)_(há limitação no número de participantes?)_(é pago?).  

 

Semana de Aleitamento Materno – programação de atividades da Casa Crescer:
 

 

01/08 – Amamentação e Sono do Bebê com Denise Gurgel  

Público Alvo: Gestantes e Lactantes 

Número Máximo de Participantes: 20  

Horário: 10:00 às 11:30  

Atividade Gratuita  

 

02/08 – Alimentação materna na lactação com Renata Boaventura 

Público Alvo: Nutrizes de crianças com ou sem alergia alimentar  

Número Máximo de Participantes: 10  

Oficina requer inscrição prévia – Data limite: 31/07  

Horário: das 16:00 as 17:00  

Atividade Gratuita  

 

 

02/08 – Dança Materna + Roda de conversa sobre amamentação com Amanda Mota  

Público Alvo:   

Mamães de parto natural com bebês maiores de 30 dias  

Mamães de parto cesariana com bebês maiores de 45 dias  

Número Máximo de Participantes: 10  

Oficina requer inscrição prévia via whatsapp 11 98222-0330 24 horas antes do evento  

Horário: das 10:00 as 11:30    

Valor: R$70,00    

 

 

 

03/08  Ginástica para Gestantes com Paula Habib  

Público Alvo: Gestantes  

Necessário: Roupa de Ginástica  

Número Máximo de Participantes: Limitado  

Oficina requer inscrição prévia – Vaga será garantida mediante reserva através dos telefones ou e-mail da Casa Crescer!  

Tels: 98035-9000 / 95087-3340 / 3473-9229  

Horário: Em dois períodos:  

Manhã: das 9:00 às 9:50  

Tarde: das 14:00 às 14:50  

Atividade Gratuita  

 

03/08  Ginástica Mamãe e Bebê com Paula Habib  

Público Alvo: Mamães e bebês até 2 meses de idade.  

Necessário: Roupa de Ginástica  

Número Máximo de Participantes: Limitado  

Oficina requer inscrição prévia – Vaga será garantida mediante reserva através dos telefones ou e-mail da Casa Crescer!  

Tels: 98035-9000 / 95087-3340 / 3473-9229  

Horário: Em dois períodos:  

Manhã: das 10:00 às 10:50  

Tarde: das 15:00 às 15:50  

Atividade Gratuita 

 

06/08  Dança Materna + Roda de conversa sobre amamentação com Amanda Mota  

Público Alvo:   

Mamães de parto natural com bebês maiores de 30 dias  

Mamães de parto cesariana com bebês maiores de 45 dias  

Número Máximo de Participantes: 10  

Oficina requer inscrição prévia via whatsapp 11 98222-0330 24 horas antes do evento  

Horário: das 14:00 as 15:30    

Valor: R$70,00   

 

 

07/08 – Orientações ás puérperas (bebês de até 45 dias de vida) 

Horário:10:45 ás 11:45  

Responsável: Dra. Renata Scatena – Pediatra 

Gratuito 

Número de participantes: 10 duplas  

Inscrições: 

E-mail: [email protected]  

 

 

Sobre a Dra. Renata Scatena   

Dra. Renata Scatena é médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, com residência em Pediatria e especialização em Terapia Intensiva Pediátrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e Associação de Medicina Intensiva Brasileira – AMIB e atualmente, é diretora clínica da Casa Crescer, um espaço novo em São Paulo que tem o objetivo de cuidar da saúde das crianças de forma integrada, sendo ela orgânica, social, cultural, psíquica e emocional.   

 

Sobre a Casa Crescer   

A Casa Crescer disponibiliza de uma equipe de Pediatria, que faz atendimento de puericultura, consulta Pré-Natal Pediátrica e incentivo ao aleitamento materno e conta com as seguintes especialidades pediátricas: cirurgia infantil, reumatologia, ortopedia, oncologia, alergoimunologia, nefrologia, dermatologia, neurologia, pneumologia, otorrinolaringologia, endocrinologia, gastrenterologia, hematologia. A equipe conta ainda com o apoio de psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas materno-infantil.
 

O projeto de atendimento integrado da Casa Crescer tem o foco na prevenção de doenças e para isso, mantém no mesmo espaço da Casa, a Clínica de Pediatria e Imunização Klabin, mais conhecida como PIK, que oferece vacinas para todas as idades.   

Para a Casa Crescer vacinar é proteger a saúde de toda a família e o atendimento da clínica também se estende para os pais e familiares, com o objetivo de auxiliar no crescimento e desenvolvimento pleno das crianças.