Refluxo: como evitar desde cedo

Dra! Socorro!!! Meu filho tem refluxo?

Olá pessoal,

o tema de hoje é o tão “temido”refluxo!

O que é, como diagnosticar e como tratar!?

Primeiro de tudo, precisamos entender que, desde os bebês até os adultos, podem ter refluxo com sintomas ou sem sintomas ao longo da vida!

Como assim?

O refluxo nada mais é do que o retorno do conteúdo ácido ou não do estômago para o esôfago, o que pode acontecer por diversas causas. Ocorre mais comumente após a alimentação e podem durar curtos períodos de tempo.

Nos bebês que ainda são muito novinhos o esfincter do esôfago ( que funciona como uma válvula) é um pouco imaturo e nem sempre consegue conter o retorno, especialmente de líquido que é a alimentação principal dos bebês até os 6 meses, some isso a posição deitada que passam uma parte do tempo e temos então o refluxo nos bebês, que atenção não significa necessariamente uma doença!

Já em crianças maiores e adultos uma alimentação inadequada com alimentos muitos ácidos, gorduras, cafeína, pimentas e álcool ( para os adultos, claro!) pode favorecer o aparecimento dos sintomas!

 

Como diagnosticar?

Não existe um exame específico que faz o diagnóstico de refluxo, o que usamos para isso é a soma dos sinais clínicos e exames variados que são indicados ou não de acordo com sua faixa etária e avaliação do especialista!

Como tratar?

A má alimentação é um dos fatores desencadeantes do refluxo, a mudança dos hábitos alimentares pode ser o primeiro passo em busca da nossa tão desejada VIDA BEM VIVIDA e porque não, é claro,  NOITE BEM DORMIDA!

Se você é mãe ou pai e sofre com refluxo , possivelmente deve se preocupar que o seu bebê se incomode com os mesmos sintomas que você, caso essa seja uma realidade, mantenha o aleitamento materno ou formula que seu filho já usa e procure um especialista para que juntos vocês possam avaliar melhor se há necessidade ou não de tratamento específico!!!

Espero ter ajudado!
Até a próxima!

Dra Giuliana Rossini

 

Refluxo em lactantes, quer saber mais? Aqui.

Veja todos os posts