Adolescentes não vacinados antes e adultos com até 50 anos, a SBP e a SBIm recomendam duas doses com intervalo de um mês.
2 a 5 meses Três doses Ibtervalo: Dois meses Reforço: Uma dose entre 12 e 15 meses
6 a 11 meses Duas doses Intervalo: Dois meses Reforço: Uma dose com intervalo de pelo menos dois meses do esquema primário.
12 meses a 24 meses Duas doses Intervalo: Dois meses Reforço 1 ano após a última dose
A partir de 2 anos Duas doses Intervalo: Um mês Não foi estabelecida a necessidade de reforços
Idade mínima:
2 meses
Idade máxima:
50 anos
Indicações:
Indicada para imunização ativa de indivíduos a partir de 2 meses contra doenças meningocócicas invasivas causada pela Neisseria meningitidis ( Meningococo) do grupo B .
Contraindicações:
Hipersensibilidade aos componentes da vacina como, hidróxido de alumínio, cloreto de sódio, histidina, sacarose e canamicina.
A vacinação é contra indicada em casa de gravidez
Casos especiais:
Estudo com Tylenol: Assim como para muitas vacinas, o médico deve estar ciente que uma elevação de temperatura pode ocorrer após a vacinação de lactentes e crianças (com menos de 2 anos de idade). A administração profilática de antipiréticos no momento e logo após a vacinação pode reduzir a incidência e a intensidade de reações febris pós-vacinação. A administração de medicamentos antipiréticos profilática em lactentes e crianças (com menos de 2 anos de idade) deve ser iniciada de acordo com a orientação médica, visto que nem todas as crianças tem reação. (Bula Bexsero)
Australian Technical Advisory Group on Immunisation (Atagi), recomendam o uso profilático de paracetamol quando da aplicação da vacina 4CMenB em crianças menores de 2 anos de idade, a fim de reduzir a probabilidade e a severidade da febre após essa imunização. A recomendação é a de administrar paracetamol , 30 minutos antes da vacinação (ou tão logo possível), independentemente da presença de febre, e dar continuidade com mais duas doses de paracetamol com intervalo de seis horas por 24 horas
Reações adversas:
Perda de apetite, sonolência, cefaleia, choro incomum, febre, endurecimento no local, eritema, irritabilidade, artralgia..