Procedimentos e exames

Certos curativos demandam um cuidado mais profissional. E um bom curativo traz menos complicações e mais possibilidade de uma recuperação rápida. Podemos dar esse apoio. Ligue e consulte para marcar.

.A lavagem nasal com soro fisiológico é um procedimento preventivo e terapêutico muito importante nos episódios de congestão nasal decorrentes de quadros alérgicos e infecciosos, principalmente para os bebês e crianças que não conseguem assoar o nariz. Além do desconforto causado pelo excesso de secreção, existe um risco aumentado de evolução para otite média aguda. A nossa equipe de enfermagem é treinada para realizar um atendimento terapêutico e também de orientação aos cuidadores para que possam fazer, com segurança e da maneira correta, o procedimento em casa também.

A aplicação de  toxina botulínica,  tem se mostrado bastante eficiente no tratamento  da espasticidade, decorrente de doenças neurológicas, como paralisia cerebral (lesão em uma ou mais áreas do cérebro), AVC e lesão medular e nas distonias (contração involuntária de músculos em diferentes partes do corpo).

Benefícios da aplicação da Toxina Botulínica

Com a aplicação da toxina botulínica, o paciente recupera parcialmente o movimento, adiando ou anulando a necessidade de cirurgia. Como a aplicação é feita diretamente no músculo através de pequenas agulhas, o efeito é localizado e tem poucas contraindicações.

O efeito do medicamento é temporário, variando de acordo com cada paciente e pode ser reaplicado conforme indicação médica.

É importante, também, combinar as aplicações com a reabilitação (sessões de fisioterapia ou outros) para que o sucesso do tratamento seja satisfatório.

A aplicação é feita através de injeção, diretamente no músculo afetado, o que garante efeito mais localizado e reduz a incidência de efeitos colaterais, como ocorre no uso de medicamentos orais.

A toxina botulínica age relaxando a musculatura e parece também estar relacionada à estimulação de regiões do cérebro que  controlam a dor.

 Idealmente, deve ser seguida de procedimentos de reabilitação como a fisioterapia, terapia ocupacional e uso de órteses para que seu efeito seja mais eficaz e duradouro. Esse “relaxamento” acontece porque ela inibe a liberação de um neurotransmissor, a acetilcolina, que é responsável pela contração do músculo. A toxina botulínica se liga no receptor da célula e impede que a acetilcolina faça a contração do músculo.Este mecanismo também é o mesmo no tratamento de rugas, na dermatologia.

A quantidade de aplicação da medicação varia conforme o quadro do paciente e o músculo que está sendo tratado. É importante reforçar que, no caso da espasticidade, nem sempre a presença dela, exige tratamento. Ela deve ser tratada quando gera dor, dificulta função ou induz ao desenvolvimento de deformidades.

A INFILTRAÇÃO é um procedimento para injeção de um medicamento ou substância intra-articular  para auxiliar no tratamento das inflamações e dores das articulações.

VISCOSSUPLEMENTAÇÃO com ácido hialurônico é um procedimento rápido e simples, realizado no consultório médico, com anestesia local.

 É uma terapêutica auxiliar para casos de artrose ou para lesões de cartilagem. Após a aplicação, a maioria dos pacientes relata melhora e alívio importante da dor,  melhora na mobilidade, diminuição da crepitação,  diminuição da ingestão de medicamentos analgésicos e ganho na qualidade de vida

Ao contrário da prótese que vai dentro do corpo, a órtese é externa ao corpo e é confeccionada na hora, sob medida para o paciente.

 

A órtese pode ser prescrita para diversas patologias como tendinite, fraturas, pós-cirúrgicos, sequelas de AVE, artrose, artrite reumatoide e outros.Utilizamos o sistema de infravermelho para otimizar a cicatrização de feridas decorrentes de fissuras mamárias, minimizando a dor e desconforto. Com este procedimento minimizamos o risco de mastite e também do desmame precoce.

Alternar conteúdo
Alternar conteúdo
Alternar conteúdo