A essa altura, não é novidade que o isolamento social nos trouxe inúmeros impactos psicológicos. Entretanto, hoje queremos falar de um caso bastante específico: a saúde da mãe e da mulher na pandemia.
Aqui, falamos de mulheres e mães em situações diversas. Temos, por exemplo, mulheres que precisaram trabalhar apenas de casa. Outras que, em casa, tiveram ainda que cuidar da família. Muitas perderam o emprego, muitas estiveram – ou estão – em lares abusivos.
Em cenários assim, a saúde mental se deteriora. Por isso, hoje trouxemos alguns sinais de que talvez não esteja tudo bem e que seja a hora de olhar com mais gentileza para si mesma.
Sinais de alerta para ficar de olho
Somos seres sociais. Portanto, é claro que em uma situação como essa, nossa energia tende a baixar. Contudo, às vezes, nossos hábitos e sentimentos nos alertam para algo mais sério, por isso, precisamos prestar bastante atenção em nosso comportamento.
Trabalho
O home office pode ser duplamente exaustivo. Contudo, quando a situação agrava, pode ser burnout. Quem sofre dessa síndrome geralmente sente:
- Pressão alta;
- Dores de cabeça;
- Desânimo generalizado;
- Dificuldade de concentração;
- Sentimento de ansiedade;
- Alterações bruscas de humor;
- Entre outros.
É importante lembrar que todos esses sintomas podem ser, também, sinais de depressão. Por isso é tão importante se manter atenta a eles.
Maternidade
Sentir que a maternidade é um peso é outro sinal de alerta sobre a sua saúde mental. No pós-parto, inclusive, casos de depressão são comuns. Os sinais de alerta aqui são:
- Cansaço extremo;
- Insônia ou excesso de sono;
- Sentimento de menos valia;
- Tristeza profunda;
- Excesso de preocupação.
E por falar em pós-parto, é importante termos bastante tato ao pensar nele, especialmente durante a pandemia. Ao se tornar mãe – especialmente pela primeira vez – muitas mulheres se sentem bastante impactadas pela mudança drástica na vida.
Com a chegada de um bebê, tudo fica diferente. Nesses momentos, é normal estranhar um pouco as novidades. Afinal, a mulher está vivendo um momento completamente daqueles que já viveu até agora. Isso, inclusive, é muito mais comum do que imaginamos – algumas mulheres até escondem esses sentimentos do marido.
Contudo, como dissemos, alguns sintomas não podem ser considerados normais. Se você sentir algum dos sintomas listados, recomendamos que você pense sobre a possibilidade de visitar uma psicóloga. Ela pode ser fundamental para te ajudar a atravessar momentos difíceis com mais leveza.
Alimentação
Quando a saúde mental não anda bem, logo reflete em nossos hábitos alimentares. Sob a pressão da rotina, da rotina e da ansiedade, mulheres podem acabar descuidando da alimentação.
Nessas horas, o açúcar e os industrializados tomam conta de tudo o que comemos. Além disso, é comum que mães e mulheres também comam muito pouco (ou em excesso), ou deixem de lado seus horários de se alimentar.
Por isso, o acompanhamento de uma nutricionista é tão importante. A alimentação interfere diretamente não só em nossa saúde física, mas na mental também. Assim, os alimentos certos podem trazer mais gás e energia para o dia a dia.
Estética
No meio de tantos problemas, pode até parecer futilidade cuidar da aparência. Entretanto, esse tipo de autocuidado é capaz de fazer muito bem para a saúde mental.
Assim, na medida do possível, conceda a si mesma alguns momentos para se cuidar. Aqui, uma dermatologista pode ajudar muito. Além de manter a sua pele mais bonita, também pode deixá-la mais saudável. O ideal é que você tente ir ao dermatologista uma vez ao ano, independente da sua idade. É importante lembrar que a nossa alimentação, por exemplo, tem muitos efeitos sobre a nossa pele. O nosso estado de ânimo também, aliás.
Basicamente, corpo e mente trabalham juntos sempre.
Ter uma equipe completa e integrada à disposição é fundamental
Somos seres complexos. Por isso, como você pode ver, a saúde da mãe e da mulher na pandemia pode ser afetada de diversas formas, em diferentes aspectos.
Dessa forma, ter uma equipe completa e integrada para te atender é uma excelente opção para se ter uma atenção plena e efetiva sobre si mesma.
Mesmo fora da pandemia, ser uma mulher – uma mulher mãe! – já apresentava seus desafios. Agora, contudo, eles podem se intensificar.
A boa notícia é que de forma alguma você está sozinha. Muitas mulheres passam e já passaram pelo mesmo e esse sentimento de pertencimento é bastante importante para você continuar seguindo e buscar por mais tranquilidade e plenitude nos seus dias.
Além disso, a equipe da Casa Crescer está completamente à sua disposição. Por aqui, você tem todos os profissionais do qual precisa em um só lugar – tudo para facilitar a sua rotina: nutricionistas, dermatologistas, oftalmologistas e pediatras, por exemplo. Com um amparo completo, é perfeitamente possível manter em dia a sua saúde mental e física. Se precisar, já sabe onde nos encontrar e como falar conosco!