Qualidade do sono: como melhorar a sua?

Você tem dormido bem? Se sente descansado pela manhã? De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade do sono não é um privilégio para 40% da população mundial. 

Em outras palavras, isso significa que muita gente tem problemas para dormir. E você provavelmente sabe o que isso significa. Afinal, todos nós já tivemos uma noite mal dormida e sentimos os efeitos dela. 

E por falar nisso…

…Qual os efeitos de uma noite mal dormida?

Não tem como escapar. Se a noite de sono não foi boa, no dia seguinte, você vai ter que enfrentar esses problemas:

 

 

Um dia daqueles, não acha? Por sorte, a qualidade do sono não é uma característica genética imutável. Na verdade, uma boa mudança de hábitos já pode te ajudar a ter noites melhores.

O que fazer para melhorar a qualidade do sono?

Ter uma boa noite de sono é um investimento. Ou seja, você desenvolve hábitos durante o dia que, mais tarde, vão mostrar seus benefícios.

Por isso, se você deseja começar a dormir melhor, tente incluir isso nos seus dias:

 

  • Não consuma muita cafeína, como chá-preto e chá-mate, café e refrigerantes derivados de cola;
  • À noite, dê preferências para alimentos leves e de fácil digestão;
  • Não leia ou trabalhe na cama. Faça deste apenas o seu lugar de descanso;
  • Deixe relógios e celulares longe da cama;
  • Não durma com a TV ligada.

 

Além destas, outras técnicas podem te ajudar. Ter um colchão confortável, por exemplo, pode mudar as suas noites para melhor. Além disso, tomar um banho quente antes de dormir deixa você mais relaxado. 

A luz do quarto é outro ponto bem importante. Sabia que ela pode atrapalhar a qualidade do sono? É por isso que você deve deixar o celular longe de você. Não obstante, tenha ainda uma cortina para criar um ambiente escuro o suficiente para você dormir.

Outra dica preciosa para a sua qualidade do sono é: tenha uma rotina. Afinal, a repetição dos hábitos faz o seu corpo ser mais “fiel” à hora de dormir. Que tal tomar um chá, ouvir uma música tranquila ou meditar antes de ir para a cama? Algumas gotinhas de óleo essencial ou um escalda-pés também pode ajudar. 

Se você tem filhos, pode começar agora mesmo a cultivar essa boa rotina em suas vidas. O sono de um bebê, por exemplo, tem suas particularidades. Você sabe quais são elas? Nós preparamos um e-book sobre o assunto, caso você deseje estender para a vida do seu bebê as dicas que está lendo agora.

Dormir bem é essencial para viver bem

Acredite, toda a sua vida melhora quando você dorme bem. Por isso, não meça esforços na hora de investir em uma noite de sono perfeita. Ademais, trate de investir nisso desde a infância. Afinal, o sono é fundamental para que a criança cresça saudável. E por falar nisso, se você estiver com dificuldades para lidar com o sono do seu bebê, temos uma profissional especializada para te ajudar.

E lembre-se: a qualidade de sono, de forma geral, pode ser consultada naturalmente. Em outras palavras, não tome nenhum medicamento sem antes consultar um médico. 

Se, mesmo com a nova rotina, o sono não melhorar, então, conte conosco para te ajudar.