Perguntas e respostas sobre teste para Coronavírus

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

Além das dúvidas sobre o Covid-19 e seus sintomas, também surgem muitas perguntas sobre o teste para Coronavírus.

Pensando nisso, buscamos alguns dos questionamentos sobre os testes para explicar para você.

O que são os testes para Coronavírus?

O teste para Coronavírus possibilita a identificação de material genético, o RNA, de antígenos, “partes” do vírus.

Ainda é possível identificar a presença de anticorpos, ou seja, uma resposta do organismo que teve contato com o vírus.

A coleta para a realização do teste para Coronavírus por ser de sangue ou de secreções das vias respiratórias, nariz e garganta.

Testes rápidos

Você certamente tem ouvido falar nos testes rápidos, mas o que são? O teste rápido, como o nome diz, pode dar o resultado em pouco tempo, entre 10 e 30 minutos.

Eles têm sido uma ferramenta importante para o mapeamento da população, pois é ele que revela a presença dos anticorpos, ou seja, quem já foi exposto ao vírus.

No entanto, os testes rápidos não têm a função de diagnóstico. É importante ressaltar que os testes rápidos devem ser realizados por profissionais habilitados e não por leigos.

Teste RT-PCR

Esse é o teste considerado “padrão ouro” e definitivo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diferente do teste rápido, ele é utilizado para diagnosticar a presença do Covid-19 no organismo, pois verifica a presença do material genético em tempo real.

Quando fazer teste para Coronavírus?

A recomendação é que o teste rápido seja realizado em pessoas que apresentam ou tenham tido sintomas de Coronavírus há, pelo menos, oito dias.

Já o teste RT-PCR pode ser feito quando houver sintomas ou necessidade de confirmar a infecção por Covid-19.

O teste rápido deu positivo. Eu tenho Coronavírus?

Como mencionei antes, o teste rápido não tem função de diagnóstico, portanto, mesmo diante do resultado positivo, pode ser que você não esteja contaminado.

Isso porque o teste rápido indica se você teve contato com o vírus. Para confirmar a infecção de Covid-19, é necessário realizar o teste RT-PCR.

O teste rápido deu negativo, quer dizer que não tenho Covid-19?

Mais uma vez: os testes rápidos não oferecem resultados definitivos. Mesmo que a resposta tenha sido negativa, você pode ter se exposto ao vírus.

Isso pode acontecer devido a alguns fatores, sendo um deles sua carga imunológica e também o período em que o teste foi realizado.

O que fazer se o resultado for positivo?

Reforçando o que falei antes, o teste para Coronavírus deve ser realizado por profissionais habilitados. Independente do resultado, é importante que o paciente seja avaliado por uma equipe médica, que indicará como proceder.

Se o resultado positivo for para Covid-19, mas não houver sintomas, a recomendação do Ministério da Saúde é de isolamento por 14 dias.

Já no caso de sintomas graves, como febre igual ou superior a 38ºC, acompanhada de tosse, dificuldade respiratória ou dor de garganta, é necessário buscar um serviço de saúde.

O Covid-19 integra a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, portanto, todos os casos em território nacional devem ser informados.

Clique aqui para ler sobre como manter a saúde mental em tempos de pandemia.

Onde fazer teste para Coronavírus?

Somente estabelecimentos de assistência à saúde licenciados para este fim podem realizar os testes. No entanto, ainda é necessário que haja profissionais habilitados e treinados para a realização do mesmo.

Se você apresentar sintomas, pode fazer seu teste com a Casa Crescer. Nossa orientação é que a coleta seja realizada após 10 dias dos primeiros sintomas.

Como fazer o teste para Coronavírus na Casa Crescer?

 

Visando a segurança de todos, a Casa Crescer realizará os testes a domicílio. Clique aqui para agendar.

 

Quer saber mais sobre nosso trabalho voltado à saúde integral da família? Siga acompanhando a Casa Crescer ou entre em contato com a gente.

síndrome de burnout como identificar os sintomas

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil