Fisioterapia Respiratória em Pediatria

2 de fevereiro de 2019 Por Casa Crescer

 

A fisioterapia respiratória pediátrica é uma especialidade que vêm crescendo e ganhando espaço, sendo recomendada pelos pediatras como alternativa terapêutica associada ou não aos medicamentos como auxílio no tratamento das afecções respiratórias. As crianças possuem desvantagem anatômica, que corrobora no aparecimento das doenças respiratórias, sejam elas pela predisposição genética, e principalmente no período sazonal.

As particularidades do sistema respiratório da criança são diversos;

O calibre das vias aéreas é proporcionalmente menor O aumento da resistência e diminuição no calibre brônquico, seja por secreção ou edema contribuem para a diminuição do fluxo aéreo As são costelas horizontalizadas Menor número de alvéolos, com menor troca gasosa Ausência de ventilação colateral Cartilagem maleável, que possibilitam o colapso Menor porcentagem de glândulas secretoras Menor porcentagem de fibras musculares fatigáveis

Para tanto, a fisioterapia é indicada geralmente quando o bebê ou criança evidencia afecções respiratórias com grande acúmulo de secreção, ou diagnósticos de bronquiolites, atelectasias e pneumonias. O tratamento fisioterapêutico elimina secreções, que normalmente o bebê e mesmo a criança não consegue expelir. O profissional está habilitado a exercer manobras de reexpansão pulmonar que auxiliam na remoção e eliminação de secreções brônquicas, no caso o acúmulo de secreção que compromete a oxigenação. A fisioterapia pode ser realizada no âmbito hospitalar, em clínicas ou a domicilio visando diminuir as infecções cruzadas, otimizando e amenizando as complicações pulmonares da criança.

O Serviço de Fisioterapia da Casa Crescer atua de forma interligada, com o pediatra, com a vantagem de um atendimento domiciliar personalizado é diferenciado que contribui com a melhora do seu bebê.

Evidências Científicas 1. Matsuno AK. Insuficiência respiratória aguda em crianças. Medicina (Ribeirão Preto) 2012;45(2): 16884

  1. 2. Carvalho CRR, Toufe Júnior C, França AS. III Consenso Brasileiro de Ventilação Mecânica: Princípios básicos, análise gráfica e modalidades ventilatórias. J Bras Pneumol, 2017;33: S54570.

Por Dra. Thelma Rocheli Flores Fisioterapeuta Intensivista

CREFITO 46526F