Cuidados com a pele em janeiro: como se manter saudável no auge do verão

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

É no verão que nós reparamos com mais clareza: a exposição ao sol pode fazer mal para a nossa pele. Não é à toa, inclusive, que é nessa época que começamos a falar tanto sobre cuidados com a pele. Mas, afinal, por que, exatamente, precisamos dar atenção para isso?

O que a falta de cuidados com a pele pode causar

É verdade que o sol fortalece nossos ossos, diminui os riscos de depressão através do estímulo à produção de serotonina e, é claro, é bastante agradável e nos deixa alegres. 

Por outro lado, contudo, há também alguns malefícios, e que são bem sérios. Para começar, há os prejuízos estéticos. A exposição solar sem cuidados faz com que nossa pele envelheça de forma precoce e nada saudável. Por consequência, podemos nos deparar com o aparecimento de rugas e manchas, bem como lidar com a flacidez bem antes do que seria natural ao corpo humano.

Além de tudo isso, o sol em excesso e sem cuidados pode causar:

  • Melasma;
  • Câncer de pele;
  • Eritemas (queimaduras);
  • Queratose actínica (lesões).

Em resumo, o que acontece é o seguinte: o sol pode alterar o DNA das células da pele, especialmente dos locais mais expostos, como rosto, pescoço, orelhas e couro cabeludo. Por consequência, elas se tornam mais suscetíveis ao desenvolvimento de câncer.

Como prevenir?

Alguns dos principais cuidados com a pele são repetidos ano após ano e você deve ser familiar com todos eles:

  • Usar protetor solar o tempo todo, aplicando-o novamente a cada 2 horas;
  • Utilizar protetor solar de fator 30, no mínimo;
  • Usar óculos de sol com proteção UVA e UVB;
  • Se manter hidratado, especialmente nos dias mais quentes;
  • Utilizar bonés e chapéus quando estiver diretamente exposto ao sol;
  • Evitar tomar sol por muito tempo nas horas mais quentes do dia, entre 10h e 16h.

Estes são cuidados com a pele que devem ser, na verdade, hábitos. Assim como escovamos os dentes e tomamos banho todos os dias, proteger a nossa pele também deveria ser uma constante na nossa rotina.

Além disso, visitar periodicamente um dermatologista é fundamental para a saúde da pele. É este profissional que vai saber exatamente o que é bom para a sua pele, especificamente. Assim, é possível receitar cremes e rotinas de cuidados mais eficazes para te manter saudável.

Outro detalhe que deve ser lembrado é de que não devemos procurar um dermatologista apenas quando há algo nitidamente errado com a nossa pele. Afinal, um sinal muito óbvio, por exemplo, pode ser indicador de um problema que poderíamos ter prevenido.

Precisamos cuidar da pele apenas no verão?

O calor e o sol constante do verão podem até nos passar a impressão de que nossa pele requer cuidados apenas nesta parte do ano, porém, isso é uma falácia. Independente da estação ou do clima (se o dia está ensolarado ou não), os raios ultravioletas emitidos pelo sol estão presentes todos os dias.

Além disso, como nossa pele está sempre exposta às condições do clima, cada estação pode nos afetar de uma forma diferente. Já reparou, por exemplo, que nossa pele tende a ressecar no inverno? Pois é, em cada parte do ano teremos uma série de cuidados distintos para nos preocupar, muito além da aplicação diária de protetor solar, que também deve ser feita o ano todo.

Agora que chegamos até o fim deste artigo, temos uma pergunta: já aplicou protetor solar hoje, ou já está de consulta marcada com o dermatologista? 

Lembre-se: os cuidados com a pele, quando ocasionais, não são capazes de prevenir nenhum dos problemas que citamos aqui. Para que você tenha uma pele bonita e saudável, é necessário constância na sua rotina. Se você precisar de ajuda para manter a sua pele em dia, a Casa Crescer está aberta para te ajudar. Para isso, basta contatar a nossa dermatologista através deste link!

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil