A terceira idade é frequentemente relacionada à problemas de saúde, visitas ao médico e medicamentos caros. Porém é possível ter saúde na terceira idade e quebrar esse pré-conceito instaurado na sociedade.
O envelhecimento é algo natural e neste post daremos algumas dicas de como se manter saudável para poder aproveitar o melhor que essa fase tem a oferecer.
Confira 7 dicas de como conservar a saúde na terceira idade
1. Manter-se ocupado
Na terceira idade, todo aquele compromisso com trabalho, família e rotina corrida já não existem mais, e com isso o idoso pode acabar tendo sintomas de depressão, uma vez que se vê sem nenhum compromisso.
Mas essa é a hora para ocupar-se com tudo aquilo que sempre se quis e nunca teve tempo, pois manter-se atarefado faz bem para a saúde mental e agrega um sentido a mais na vida das pessoas. Algumas dicas são se voluntariar ajudando quem precisa, aprender um hobby novo, participar de encontros e grupos com assuntos que te interessam etc.
2. Praticar exercícios físicos
O exercício físico regular faz bem para a saúde em qualquer faixa etária. E nos idosos a pratica ajuda a prevenir doenças cardíacas e osteoporose. Além do mais, também ajuda no bom humor e disposição, uma vez que a prática de atividades físicas libera a serotonina, que atua no cérebro ajustando sono, humor frequência cardíaca entre outras.
Algumas dicas de atividades com baixo impacto e riscos de lesões são a yoga, pilates, caminhadas, hidroginástica e alongamentos. Lembrando que um médico sempre deve ser consultado antes de qualquer atividade.
VEJA TAMBÉM: As maravilhas da prática regular de exercícios
3. Alimentar-se de forma saudável
Uma alimentação balanceada é nossa aliada para evitar problemas de saúde. É importante que esta alimentação seja carente de gorduras e rica em antioxidantes, que previnem o envelhecimento. Na terceira idade, é recomendado que se diminua o consumo de sal, açúcar e gordura, e invista em alimentos ricos em grãos, fibras, frutas, verduras e leite.
O consumo de água é fundamental, principalmente na terceira idade, já que a água ajuda a transportar os nutrientes até as células, controlar a temperatura corporal absorver secreções.
4. Exercitar o cérebro
As atividades cerebrais precisam ser estimuladas em qualquer idade, mas é fundamental que sejam exercitadas na terceira idade, uma vez que o ato de aprender ajuda o cérebro a se renovar. Para isto, é interessante fazer palavras cruzadas, assistir vídeos explicativos, filmes, jogo da memória etc. Exercitar a mente ajuda a prevenir o Alzheimer e funciona como uma verdadeira fisioterapia cerebral.
5. Dormir bem
O sono é uma parte muito importante do dia, é nele que o cérebro armazena todas as informações adquiridas naquele dia, além de ser o momento de maior relaxamento muscular. Dormir mal por um longo período de tempo pode trazer sérias complicações à saúde, e para que isso não aconteça, é indicado que se durma em média 7 a 8 horas por dia.
6. Atente-se à saúde emocional
Ter a saúde emocional em dia é um fator que agrega muito para a qualidade de vida do ser humano. Manter relações saudáveis com amigos e familiares se tornam ainda mais importante na velhice, isso significa que ter uma boa relação com as pessoas importantes na sua vida é fundamental para a saúde do idoso. Isso evita com que ele se sinta isolado, e o isolamento pode causar problemas sérios à saúde, como alterações hormonais, pressão alta, dificuldade para dormir etc.
7. Fazer exames regularmente
Em toda nossa vida a saúde deve vir em primeiro lugar, e na terceira idade não é diferente. Mesmo que o idoso siga todas as dicas dadas acima, é imprescindível que faça exames e avaliações periodicamente para companhar seu estado de saúde e também prevenir doenças.
A terceira idade pode ser uma fase muito bem aproveitada na vida de uma pessoa, e para isso ficar atento às dicas de como se manter saudável é de suma importância. Um corpo e mente saudáveis são o caminho para a felicidade e uma vida bem vivida.