Dúvida muito frequente nas consulta pediátricas e motivo de ansiedade entre os pais : Como posso estimular a fala e linguagem no meu bebê?
Para adquirir uma boa fala e linguagem é necessário primeiramente que estejamos ouvindo, com musculatura da face adequada e que haja troca de experiências.
É através dos sentidos que tomamos contato com o que está ao nosso redor, num primeiro momento a boca será o canal de aprendizagem, por isso o bebezinho coloca tudo na boca , para poder experienciar o objeto. Aproximadamente nessa fase a fala começa a aparecer.
A fala se dá pela repetição, logo conversar com o bebê é fundamental. Através da fala a criança terá condições de aumentar o seu repertório de acordo com as experiências vivenciadas. Por isso a família tem um papel de relevância pois é ela que pode transformar situações rotineiras em momentos ricos de estimulação de fala e linguagem.
O brincar ajuda e muito no desenvolvimento da criança, o importante é a qualidade dessa brincadeira e não a quantidade, o tipo de brinquedo deve ser levado em conta. Brinquedos coloridos, luminosos, sonoros , são atrativos e estimulam os sentidos ativando também o nosso cérebro. Não podemos esquecer do olfato e paladar que através de exposição a cheiros e sabores diferentes pode ser incentivado.
Com o decorrer do tempo as necessidades de conhecimento vai crescendo e atividades vão se modificando; contar histórias antes de dormir,brincadeiras de faz de conta ,jogos com regras , organizar a rotina vão auxiliar na ampliação da fala e linguagem.
Se incentivarmos desde o início estamos preparando essa criança para que ser torne um adulto saudável.
Acredito que o nosso objetivo com a criança deve ser o de proporcionar a maior quantidade de oportunidade de interação com o meio ( de explorar todas as possibilidades e habilidades )com intuito preventivo de remediar qualquer desvio dentro do seu desenvolvimento.
Escrito por: Fga.Ocyomara Almeida dos Santos
Crfa5247