5 problemas de saúde que manifestam-se nos olhos

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

Algumas manifestações nos olhos como vermelhidão, desconforto e sensação de visão embaçada podem indicar problemas de saúde que não estão necessariamente ligados à saúde dos olhos! Porém, a falta de auxilio médico e tratamento podem fazer com que esses pequenos problemas se agravem ou se tornem permanentes. Para que você possa ficar atento,  neste post separamos 5 problemas de saúde que manifestam-se nos olhos, vamos lá?

Problemas de saúde que se manifestam nos olhos

1. Diabetes

Quando a quantidade de açúcar no sangue mantém-se elevada por muito tempo (comum para quem sofre de diabetes) os olhos tendem a sentir esse efeito. Esses pacientes podem ter  25 vezes mais chances de perder a visão, conforme diz o Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Esse nível elevado de açúcar pode causar lesões nos vasos sanguíneos que servem a retina, inicialmente com o surgimento de pequenos pontos pretos na visão e podendo causar a perda de visão completa. Essa condição é chamada retinopatia diabética, e ela atinge cerca de 75% das pessoas que convivem com o alto nível de açúcar no sangue por mais de 20 anos.

2. Toxoplasmose

A toxoplasmose é causada pelo parasita Toxoplasma gondii, que pode estar presente em alimentos mal higienizados ou nas fezes de gatos. Os sintomas são dores, cansaço, febre, caroços no pescoço e então sintomas oculares, como vermelhidão, dor e sensibilidade à claridade. Isso acontece porque a retina sofre danos, e a cicatriz que é formada é capaz de causar cegueira.

CLIQUE E VEJA: Por que levar as crianças desde cedo no oftalmologista?

3. Doenças reumatológicas

É comum que estas doenças afetem os olhos, pois as células de defesa atacam alguns mecanismos do nosso corpo, como por exemplo os olhos. Fique alerta à sensibilidade à claridade, vermelhidão, coceira e olhos secos.

4. Câncer

O retinoblastoma, tumor que surge nos olhos e mais comum em crianças, atinge cerca de 40o crianças brasileiras por ano. Ele é possível ser notado ao incidir luz artificial no globo ocular, que irá revelar um reflexo branco na pupila. Neste caso, o teste do olhinho  auxiliar no diagnóstico, e ambos oftalmologista e oncologista devem ser procurados.

O câncer de hipófise, ao se desenvolver, comprime o nervo óptico, que leva informações visuais ao cérebro, e ele pode também surgir em outros locais como pulmão, pele, mamas, e se espalhar pelos olhos.

5. DSTs

A aids, por baixar a imunidade do paciente, pode permitir que vírus como o citomegalovírus e herpes, atinjam os olhos. Os sintomas que devem ficar atentos são a vermelhidão, e dificuldades para enxergar.

A bactéria da sífilis, uma vez que em contato com a corrente sanguínea,  tem a possibilidade de se deslocar até os olhos. Em pesquisa da Universidade de São Paulo, há um aumento de cegueira causada pela sífilis.

Veja também: A vacina contra o HPV: Porque optar pela imunização é importante

 

Já vimos que essas “pequenas” perturbações nos olhos podem significar problemas mais graves, não é? Por isso nunca deixe a saúde dos seus olhos em segundo plano!
É muito importante fazer um check-out da visão periodicamente, e para isso um médico deve ser consultado. A Casa Crescer conta com profissionais qualificados para te atender da melhor forma, entre em contato com a Casa Crescer e agende sua consulta!

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil