Como manter a saúde mental em tempos de Covid19?

28 de março de 2020 Por Casa Crescer

Estamos sendo bombardeados com informações sobre o Covid19, o Coronavírus. Neste momento de isolamento social, precisamos manter hábitos de higiene para o bem da saúde, mas também é essencial olhar com cuidado à saúde mental.

Neste artigo, vamos falar sobre como cuidar da saúde mental e de alguns hábitos necessários para minimizar os efeitos da pandemia.

O que é?
Como cuidar?
Hábitos para manter a mente sã
Dicas de higiene contra o Coronavírus


O que é saúde mental?

Muito mais que a ausência de transtorno mentais, a saúde mental engloba uma série de tópicos necessários para que exista.

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) “saúde mental e bem-estar são fundamentais para nossa capacidade coletiva e individual, como seres humanos, para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e ganhar e aproveitar a vida”.

Ou seja, estar saudável mentalmente permite que você utilize de suas habilidades de forma muito mais produtiva.

Como cuidar da saúde mental?

Cuidar da saúde mental é cuidar da saúde como um todo. É muito comum que as pessoas cuidem de todo o resto e deixem a saúde mental de lado.

Em tempos de isolamento social, extremamente necessário por conta da pandemia do Coronavírus, manter-se mentalmente saudável tornou-se imprescíndivel.

É fácil? Pode ser que não. E por isso fizemos uma lista de coisas que podem auxiliar você.

6 hábitos para manter a saúde mental

 

Tenha uma rotina

Independente do grau de isolamento que você esteja, é muito importante manter uma rotina. Se você está trabalhando em home office, busque manter os mesmos hábitos que tinha quando saía para trabalhar.

Se não está fazendo nada, estabeleça uma rotina da mesma forma. Busque iniciar o dia com um bom café da manhã, tente fazer algum exercício físico e estabeleça horários para as demais atividades.

 

Evite o bombardeio de informações

A todo tempo, existe informação circulando sobre a situação atual. E a maioria delas é negativa. Se você ficar consumindo esse tipo de informação, é muito provável que fique triste ou até ansioso.

Portanto, estabeleça um limite de informação a consumir e busque sempre fontes confiáveis.

 

Aproveite a tecnologia

A tecnologia é importante para muitas coisas. Em tempos de quarentena, ela pode ajudar a salvar a sua saúde mental.

Converse com seus amigos e familiares, realize vídeo chamadas, aproveite para colocar as séries em dia ou para fazer aquele curso online que você sempre quis.

 

Medite

A meditação é uma boa forma de acalmar a mente nesse período. Meditar é uma tradição milenar e existem diversas formas de praticá-la.

Busque a que mais você se adapta e tente evoluir a cada dia.

 

Terapia

Durante esse período, os psicólogos foram autorizados a realizar sessões de terapia online, no intuito de evitar o contágio e, ao mesmo tempo, manter a saúde mental dos pacientes em dia.

Portanto, esse é um recurso ao qual você pode optar neste momento.

 

Faça coisas que você gosta

Este é um bom momento para você fazer o que gosta. Do artesanato à culinária, retome aquele hobby que você deixou de lado a algum tempo para distrair-se e ficar bem consigo mesmo.

Lembre-se: evite cobranças desnecessárias neste momento. Seja gentil consigo mesmo e com os outros a sua volta.

Dicas de higiene contra o Coronavírus

Independente de como esteja o seu isolamento social neste momento, manter os hábitos de higiene é essencial para evitar a proliferação do vírus.

 

  • Lave as mãos com frequência, por cerca de 20 segundos, com água e sabão. Não esqueça dos dedos, unhas, palma, dorso e punho.
  • Higienize objetos como maçanetas, telefones, teclados e cadeiras com álcool.
  • Na limpeza doméstica, utilize água sanitária para a higienização de superfícies.
  • Não compartilhe objetos pessoas, nem talheres.
  • Em caso de tosse ou espirro, cubra o nariz e a boca.
  • Evite colocar as mãos nos olhos, nariz e boca.
  • Evite aglomerações.

 

Está com um caso suspeito ou confirmado de Coronavírus em casa? Clique aqui e saiba como proceder.

 

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente e continue acompanhando nossos conteúdos sobre saúde para toda a família.

 

Clínica Casa Crescer
Jardim Vila Mariana, São Paulo – SP