Hérnia Inguinal?

Compartilhe:

Share on facebook
Share on telegram
Share on twitter
Share on whatsapp

O que é hérnia inguinal?

A hérnia inguinal ocorre devido ao não fechamento de um canal (conduto peritôneo vaginal), o qual permite a passagem de estruturas da cavidade abdominal pelo anel herniário podendo levar a complicações.

Trata-se de uma condição comum em crianças (1 – 4%), podendo ocorrer em qualquer idade (mais frequente em meninos e prematuros).

Como saber se meu filho(a) tem hérnia inguinal?

Normalmente a hérnia inguinal é diagnosticada pelos pais da criança ou pediatra ao notar um “caroço” ou inchaço na região inguinal (virilha), principalmente quando a criança faz algum tipo de esforço (choro ou evacuação nos bebês).

hernia iningual - Casa Crescer

A hérnia da criança é igual a do adulto?

Em geral, não. As hérnias inguinais da criança ocorrem devido à persistência de um canal que deveria se fechar espontaneamente (hérnia indireta), enquanto que as hérnias do adulto ocorrem devido à fraqueza da parede abdominal (hérnia direta).

Em poucos casos as crianças podem apresentar hérnia inguinal direta e indireta.

Com raríssimas exceções, crianças não necessitam de tela para o reparo de hérnia inguinal, pois diferentemente dos adultos, a patologia não envolve defeito muscular.

Quais os sintomas da hérnia inguinal?

Inicialmente, a criança com hérnia inguinal pode não apresentar sintomas, mas, em alguns casos, a hérnia pode evoluir com encarceramento ou estrangulamento de seu conteúdo, ocasionando sintomas como dor, abaulamento da região inguinal, náuseas e/ou vômitos, irritabilidade, entre outros.

Quais as complicações da hérnia inguinal?

As complicações são temidas e são o motivo pelo qual as hérnias inguinais devem ser sempre tratadas com cirurgia e o quanto antes.

Encarceramento, ou seja, aprisionamento de vísceras (ex.: intestino, ovário) no anel inguinal é a complicação mais comum.  Quando não é possível a redução manual das estruturas aprisionadas, está indicada a cirurgia de urgência.

Estrangulamento é o aprisionamento das vísceras além de comprometimento do seu suprimento vascular. Representa uma emergência médica e o ato cirúrgico não deve ser postergado.

Outro problema frequente após o estrangulamento é a atrofia do testículo do mesmo lado da hérnia, podendo comprometer a sua função.

Meu filho(a) tem hérnia inguinal, quando devo operar?

O tratamento da hérnia inguinal é sempre cirúrgico e deve ser realizado o mais precoce possível.

Aguardar o crescimento do bebê é uma má ideia, já que 75% das complicações graves das hérnias inguinais ocorrem principalmente nos três primeiros meses de vida.

Como é a cirurgia da hérnia inguinal?

A cirurgia consiste numa  pequena incisão (corte) na virilha, separação do saco herniário das estruturas vizinhas e ligadura do saco, para que não haja mais comunicação entre a cavidade abdominal e o anel herniário.

Em geral a cirurgia é realizada em regime ambulatorial, com internação hospitalar curta.

hernia iningual2 - Casa Crescer

Cuidados

Mesmo com a chegada da vacina da COVID, todos os esforços continuam necessários para que possamos cuidar de nós mesmos e cuidar dos outros.

Por isso, a gente, aqui da Casa Crescer, não pisca na hora de seguir cada protocolo de prevenção.

Não deixe de cuidar da sua saúde e da sua família. Venha em segurança e encontre um ambiente seguro.

Baixe seus ebooks

Posts recentes

Quer saber primeiro?

Assine a nossa newsletter quinzenal e receba dicas sob medida

Outros também leram:

Ainda não conhece a Casa Crescer?

Entre em contato conosco agora.

adultos-perfil